Lendas Indígenas

Célia Gomes e Fábio Rosa contam lendas indígenas

Imagem: Guetto Filmes - Andres Legum e Ivan Marchini

Resgatando a identidade cultural
Hoje realizamos na Casa de Convivência Porto Seguro mais uma roda de histórias com lendas indígenas. Abrimos com cantos e flautas indígenas e em seguida iniciamos as lendas.
Foi muito interessante observar a participação dos conviventes e o resgate cultural que começou a acontecer. Um dos participantes comentou que era neto de índia e italiano e nos contou a história de como o seu avô pegou a sua avó índia no laço (literalmente), era uma índia brava, lá do Xingu…
Um jovem rapaz ficou muito tocado com as lendas do norte e falou bastante durante todo o encontro. Disse que ele é de Belém do Pará e descendente de índios. Está em São Paulo há apenas um mês, e foi tão tocado pelas lembranças de sua terra natal que nos contou sobre os costumes e rituais dos índios, sobre as comidas típicas, as festas e cantou emocionado alguns trechos de canções típicas da região.
No encontro anterior, outro participante começou a falar guarani e nos disse que estava se lembrando da ex-esposa que era índia Guarani.
Ficamos emocionados com o efeito do encontro. Como eles puderam se encontrar e reencontrar nos elementos apresentados.
Acreditamos que quando nos conectamos com nossas raízes, naturalmente nos fortalecemos. Por isso escolhemos trabalhar nos primeiros encontros com a cultura brasileira e contos regionais.

Sobre abrigodehistorias

Abrigo de Histórias é um projeto de incentivo a leitura para pessoas em situação de alta vulnerabilidade social, realizado em albergues e abrigos que acolhem esse público na cidade de São Paulo.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s